• FaceBook
  •   
  • Twitter

Reedição Notas sobre o Culto aos Orixás e Voduns é reeditado pela Edusp

notas sobre o culto aos orixas e voduns capa

 

O livro Notas sobre o Culto aos Orixás e Voduns, lançado no Brasil, em 1990, que estava esgotado há 6 anos, foi reeditado pela Edusp no início de novembro de 2012. Ele se tornou  uma raridade e era muito aguardado pelos adeptos das religiões de matrizes africanas e por estudiosos da religiosidade brasileira.
O livro foi publicado originalmente em francês, em 1957, pelo Instituto Francês da África Negra com o título Notes sur le culte des orishas et vodouns à Bahia, la Baie de Tous les Saints au Brasil et à l’ancienne Côte des Esclaves en Afrique. Ele é o resultado de uma primeira pesquisa realizada por Verger, sobre os cultos aos orixás na África e suas ligações no Novo Mundo, a influência das diferentes etnias que lhe deram origem. A obra traz uma farta documentação referente aos orixás, ilustrada com fotografias de Verger. O texto oferece uma discussão ampla da literatura existente sobre o assunto, além de apresentar como assunto principal, não somente informações detalhadas sobre os orixás, mas também, uma grande quantidade de textos sagrados e cantigas referentes a cada um dos orixás, recolhidos em uma exaustiva pesquisa de campo. Ele traz o resultado da coleta de 1.500 orikis feita por Verger entre os sacerdotes e iniciados da religião dos orixás e voduns, na Nigéria e no Daomé (atual Benin), transcritos na língua iorubá e traduzidos em duas formas: primeiro, de uma forma literal e, em seguida, em uma tradução mais fluente  e o mais fiel possível  ao original. Orikis são alusões, louvações, epítetos e atribuições dos orixás. Os orikis permitem melhor compreensão da natureza mítica dos orixás.
Os dados coletados para esse livro remeteram Verger a outras que resultaram livros como Fluxo e Refluxo de Escravos enter o Golfo do Benin e a Bahia de Todos os Santos, dos Séculos XVII ao XIX  e ao Ewé: O Uso das Plantas na Sociedade Iorubá. (baseado nas informações do site da Fundação e na orelha da edição relançada)

O livro poderá ser encontrado nesse site e na Galeria da Fundação Pierre Verger, em livraria, no site da EDUSP