Identités en Mouvements - Benim Visitas
As visitas a lugares especiais do Benim, especificamente em Porto Novo e Ouidah, foram momentos onde os grupos puderam mergulhar um pouco mais fundo nas histórias e culturas beninenses. Nas visitas, a integração com o espírito do projeto pôde ser ampliada, uma vez que além dos grupos interagirem entre eles mesmos, também aconteceram os diálogos com a população local. Um contato mais próximo que lhes permitiu compreender, de forma prática, algumas dinâmicas da vida na África.
Em Porto Novo, eles conheceram lugares como o espaço público de arte, o templo de culto aos Voduns; além de um bairro brasileiro e a feira.
Já em Ouidah, um pouco da história pode ser sentida na Rota dos Escravizados (espaço construído baseado em diversos movimentos criados em 1992, pela Unesco, para lembrar os 500 anos do início da escravidão); e o limite do medo foi vencido na visita ao Templo das Pítons, que é um espaço dedicado aos Voduns, pois a píton é o animal sagrado que indicou ao povo o lugar que deu origem a Ouidah. Por lá, ainda tiveram tempo para uma visita real ao Pontífice do Culto ao Vodum no Mundo e Rei de Toda Ouidah, Rei Hounon – Houwamenou Daagbo, que é um velho conhecido de Fatumbi, tendo inclusive feito uma visita à Fundação Pierre Verger em 2018.
PORTO NOVO
- Templo de Culto aos Voduns
- Bairro Brasileiro
OUIDAH
- Rota dos Escravizados
- Daagbo Hounon