• FaceBook
  •   
  • Twitter

As palestras

15 de março

02 DSC1324No primeiro dia do evento, 15 de março, o poeta Roberto Fernández Retamar, presidente de la Casa de La Américas, a historiadora Yolanda Wood Pujols, diretora do Centro de Estudos do Caribe e Gilberto Pedreira de Freitas Sá, presidente da Fundação Pierre Verger, inauguraram o evento na Casa de la Américas. Em seguida, D. Cici, amiga e colaboradora de Pierre Verger, filha de Santo e Mestre Griô do Espaço Cultural da Fundação Pierre Verger, falou sobre Verger aos presentes. Ainda houve a projeção do documentário Pierre Verger Mensageiro Entre Dois Mundos, produzido pela Conspiração Filmes.

DSC 0068Na Fototeca houve um seminário sobre arquitetura, fotografia e patrimônio na obra de Pierre Verger, com palestras do doutores em arquitetura Víctor Marín e Alicia Santana Garcia, de Nelson Arellano (Diretor da Biblioteca de Fotografias de Cuba) e do artista plástico Julio Larramendi.

 

 

 

16 de março

DSC 0089A programação do segundo dia ocorreu integralmente no Instituto Nacional de Antropologia de Cuba. Os seus corredores foram ornados de vitrines com livros de Verger, projeções de cartas trocadas entre Verger e Lídia Cabrera e exposição de fotografias do acervo do Instituto sobre cultura e religião africana e afro-cubana. Para realizar as palestras, cujas temáticas enfocaram o uso das plantas, a ecologia e a relação Verger, Metraux, Bastide e Cabrera, se sucederam no palco Haydée Arango (Universidad de La Habana, Cuba), Indira Mones Guevara (Instituto Nacional de Antropologia, Cuba), Mariosha Méndez Ledesma (Instituto Nacional de Antropologia, Cuba), Mayra Fernandez Zequeira (Instituto de Ecologia e Sistemática, Cuba), Cândida Martinez  Callis (Instituto de Ecologia e Sistemática, Cuba), Lazara Menéndez (Universidad de La Habana, Cuba) e Angela Lühning (Fundação Pierre Verger, Brasil).

17 de março

DSC 0117As palestras realizadas no último dia de homenagem integraram o Colóquio Internacional de Antropologia ANTROPHOS 2011. Elas foram inauguradas com duas palestras de pesquisadores que conheceram Verger e deram um depoimento pessoal sobre as suas colaboração com o fotógrafo. O professor Rogelio Martínez Furé (Ensaísta e antropólogo, Cuba) que o encontrou várias vezes na sua casa em Salvador nos anos 80 e Natalia Bolívar (Ensaísta e etnóloga, Cuba) que foi apesentada a Verger por Lidia Cabrera  na ocasião da viagem do fotógrafo a Cuba em 1957.

DSC 0121Em seguida aconteceram várias palestras de pesquisadores internacionais comentando aspectos diversos do trabalho realizado por Verger nas Antilhas:
Laura López Bravo e Rafael Jackson (Universidade de Porto Rico)
Dominique Taffin (Diretora dos Arquivos Gerais, Martinica)
Joëlle Ferly (Artista Plástico, Guadalupe)
David Redon (Historiador, Guiana)
Kirenia Rodríguez (Universidad de La Habana, Cuba)
Alex Baradel (Fundação Pierre Verger)
Nahela Hechevarría. (Departamento de Belas Artes. Casa de las Américas)
Alex Baradel. (Diretor do Arquivo de Fotografia. Fundação Pierre Verger)
Yolanda Wood (Diretora do Centro de Estudos do Caribe)

Durante as palestras, Gilberto Sá, presidente da Fundação Pierre Verger, apresentou o livro/CD Casa de Oxumarê , os cânticos que encantaram Pierre Verger, a ser lançado em breve no Brasil, e que traz os registros sonoros realizados por Verger, nos anos 1950, dos cânticos executados na Casa Oxumarê, em Salvador.  Os organizadores do seminário aproveitaram  a oportunidade e tocaram alguns trechos do CD para o público presente que também pôde ver D. Cici demonstrar alguns passos de candomblé.