Botanicals
No dia 13 de fevereiro, entrou em cartaz no Bombas Gens Centre D’Art a exposição Botanicals, uma seleção de fotografias da coleção de arte Per Amor a l ‘Art que apresenta diferentes abordagens para a representação do mundo das plantas.
Com curadoria de Vicent Todolí, Nuria Enguita and Carles Àngel Saurí, Botanicals estabelece relações entre ficções relacionadas ao mundo das plantas. São diferentes formas de olhar que dão forma à realidade de uma flor que, além de sua posição natural, torna-se uma narrativa científica, ornamental, crítica ou estética. Esta exposição aborda uma série de artistas que destacam esse momento catártico na vida de uma planta.
Algumas abordagens estéticas, como a de Imogen Cunningham aparecem junto com as de Albert Renger-Patzsch e Karl Blossfeldt, que usam o dispositivo fotográfico do ponto de vista analítico, absorvido pelas representações do mundo natural fornecidas pela ciência.
A análise botânica e sua representação construíram uma imagem e uma estética da representação de uma flor. Esse subconsciente composicional é compartilhado por diferentes artistas nesta exposição. O jogo da repetição formal acaba dissolvendo tempo e posturas estéticas. Fotógrafos como Hans-Peter Feldmann e Mathieu Mercier ofereceram novas abordagens para esse modo de compor, com o primeiro levando isso para o kitsch. Outras abordagens abordam uma narrativa descolonial. O trabalho de colagem de Alessandra Spranzi, a obra de Jonas Mekas e as jornadas de Pierre Verger contribuem para essa visão geral como testemunhos adicionais sobre maneiras de retratar o mundo das plantas. A exposição termina com uma sala de Jochen Lempert, em uma instalação que mistura as fronteiras entre desejo, representação botânica e idioma pessoal.
Botanical fica em cartaz até 01 de novembro de 2020.
-------
Botanicals