• FaceBook
  •   
  • Twitter

Capa do folheto do museu - 1968Capa do folheto do Museu - 1968No dia 19 de julho 2013, Gilberto Sá, Presidente da Fundação Pierre Verger, vai entregar oficialmente ao Ministério da Cultura da República do Benin, 40 fotografias de Pierre Verger destinadas a substituir fotos que o próprio Pierre Verger havia doado ao Museu Histórico de Ouidah quando participou da sua criação em 1968.

Essa doação foi possível graças à iniciativa e ao apoio da Embaixada do Brasil no Benin e do seu Embaixador Arnaldo Caiche D'Oliveira, além dos esforços de André Jolly, curador da exposição.
As 40 fotografias, produzidas através de uma técnica de impressão (diretamente sobre a placa de alucobonde) que propicia uma melhor preservação a longo prazo em ambiente com umidade e temperatura altas, serão integradas à sala do Museu onde se encontram atualmente as ampliações danificadas de Pierre Verger.

O curador da exposição, junto com Alex Baradel, responsável pelo acervo iconográfico da Fundação Pierre Verger, fizeram uma nova seleção de fotografias para substituir as doadas anteriormente e que se encontram danificadas pelo tempo.  Na inauguração, além do Presidente da A diretora do Museu na frente do predio principal - Foto Arnaldo Caiche d'OliveiraA diretora do Museu na frente do predio principal - Foto Arnaldo Caiche d'OliveiraFundação Pierre Verger, do Ministro da Cultura Beninense e do Embaixador do Brasil no Benin, estarão também presentes o Embaixador da França no Benin, o curador da exposição, o responsável pelo acervo iconográfico da Fundação, a diretora do Museu Histórico de Ouidah, o conselheiro da Fundação Tasso Gadzanis, e vários artistas e personalidades locais.

Antes da doação e da inauguração no espaço reformado do forte de Ouidah, no dia 19 de julho, as imagens serão apresentadas no Instituto Francês de Cotonou, o qual também teve importante atuação no projeto. (Texto André Jolly)