• FaceBook
  •   
  • Twitter

Roda de conversa

Roda de Conversa

Como parte integrante da programação da exposição Orixás, às 14 horas, o Museu da Fotografia Fortaleza – MFF realizou uma roda de conversa que contou com a participação de Gilberto Sá (Presidente da Fundação Pierre Verger – FPV), Alex Baradel (Responsável pelo Acervo Fotográfico da FPV e curador da exposição), Vovó Cici (Griô do Espaço Cultural Pierre Verger e Ebome do Ilê Axé Opô Aganju) e Tacun Lecy (Fotógrafo e Axogum do Terreiro Raiz de Ayrá).

A atividade teve início com Gilberto Sá relatando o histórico das atividades da Fundação nesses 30 anos, trazendo memórias da vida e obra de Verger. Em seguida, Alex Baradel falou sobre a concepção e montagem da exposição no MFF. Tacun Lecy prosseguiu com observações sobre a fotografia no candomblé correlacionando à documentação do Fatumbi e, finalizando, Dona Cici levou curiosidades da sua vivência com Verger – quando trabalhou com o fotógrafo na catalogação de negativos – e contou histórias de Orixás. 

Após as apresentações, foi aberto um debate que contou com a presença de mais de 100 pessoas no auditório do Museu da Fotografia Fortaleza. No público presente estavam fotógrafos, estudantes, adeptos das religiões de matriz africana, educadores entre outros.

A roda de conversa foi transmitida ao vivo nas redes sociais do MFF.

Foto: Mariana ParenteFoto: Mariana Parente