• FaceBook
  •   
  • Twitter

Exposição no MAR do Rio de Janeiro

Todos Iguais, Todos Diferentes? no Museu de Arte do Rio no Rio de Janeiro

convite

A exposição "Todos Iguais, Todos Diferentes?" estreou no Museu de Arte do Rio (MAR), no Rio de Janeiro, em 11 de fevereiro de 2023 e ficou em cartaz até maio do mesmo ano.
A exposição exibida no MAR é uma releitura daquela que foi apresentada no Museu da Imagem e do Som - MIS (São Paulo/SP), em 2019, antes da pandemia. Foi elaborada uma nova programação visual, com novas cores e palavras-chave em destaque na expografia que evocam o conceito da exposição. Foi mantida a apresentação de 50 fotografias de 1x1 m, 10 ampliações de 50x50 cm, além de placas de contato originais, de 32x24 cm, com 12 retratos em cada uma. No geral, a exposição exibiu ao público em torno de 200 imagens que retratam pessoas de diferentes origens, etnias e culturas, fotografadas por Pierre Fatumbi Verger, com o objetivo de mostrar a beleza da diversidade humana e a importância da convivência pacífica entre todas as pessoas.

 

 

A mostra contou ainda com uma projeção baseada em centenas de retratos realizados por Verger. Diferentemente da exposição do MIS, essa projeção foi exibida com a narração da Declaração Universal dos Direitos Humanos, declaração que delineia a proteção universal dos direitos humanos básicos adotada pela Organização das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948.

A exposição foi patrocinada pelo Grupo GPS através da Lei Rouanet.