• FaceBook
  •   
  • Twitter

Velas do Mundo

cartaz velas do mundo

No dia 2 de dezembro de 2022, foi inaugurada a exposição "Velas do Mundo" no Museu do Mar - Aleixo Belov. A exposição contou com 19 fotografias de Pierre Verger e teve como objetivo comemorar o primeiro aniversário do museu em uma parceria entre a Fundação Pierre Verger e a Fundação Aleixo Belov.
A exposição reuniu, pela primeira vez, as imagens de velas registradas por Verger em diversas partes do mundo, como em Porto Saíde (Egito), Pointe-à-Pitre (Guadalupe), Tiquina (Bolívia), Xangai (China), Veneza (Itália), Tahiti (Polinésia Francesa), Hoi An e Da Nang (Vietnã), além de fotos feitas em Belém (Pará), Olinda (Pernambuco), Salvador e Recôncavo baiano.
O recorte da mostra se conectou a duas temáticas importantes na obra e vida de Aleixo Belov: viagens e veleiros. Os dois homens, ambos de origem europeia mas de gerações diferentes (Verger nasceu em 1902 e Aleixo Belov em 1943), se instalaram na Bahia e foram grandes viajantes. Conheceram todos os continentes, realizaram viagens ao redor do mundo e tinham um espírito aventureiro. Ambos escritores, Belov escreveu bastante sobre suas viagens, enquanto Verger focou seu trabalho escrito principalmente nas culturas afro-baianas.


Verger chegou à Bahia em 1946 (mesma época que Aleixo Belov), mas antes já tinha percorrido o mundo, sempre de navio, registrando em suas fotografias o mar, portos, marinheiros e diversos tipos de embarcações, notadamente veleiros.


Foto2 Adson Almeida- DivulgaçãoA exposição apresentou dois audiovisuais: um mapa geográfico e cronológico com todos os lugares onde Verger viajou pelo mundo e outras 120 fotografias que ele tirou durante sua volta ao mundo em 1934. Ele atravessou o Atlântico de navio da França para os Estados Unidos, cruzou os Estados Unidos de trem e seguiu para o Japão pelo Pacífico de navio. Depois, foi para a China e, por fim, retornou à Europa pelo Canal de Suez. As fotos são narradas através de correspondências e depoimentos de Verger.
palestra alexandreComo atividade complementar à mostra, ocorreu no dia 14 de janeiro de 2023, no auditório do Museu, palestra ministrada por Alexandre San Goes, que trouxe mais informações sobre o itinerário da viagem realizada por Verger em 1934.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=r37Pktt-TBo