Guadalajara/Instituto Cultural Cabañas
Instituto Cultural Cabañas
A primeira etapa da exposição Pierre Verger no México, com los pies en la tierra aconteceu no Instituto Cultural de Cabañas, em Guadalajara. O Instituto Cultural Cabañas, idealizado pelo bispo Juan Ruiz de Cabañas em 1976, ocupa as instalações de um dos maiores e mais antigos hospitais da América Latina. O prédio abrigou hospício, orfanato e até quartel militar, durante períodos de conflitos políticos. É considerado uma preciosidade de Guadalajara, com design influenciado pela arquitetura neoclássica francesa e espanhola do século XVIII.
Em 1805, o famoso arquiteto Manuel Tolsá ficou encarregado de desenhar o projeto, executado por seu aluno, José Gutierrez. A construção levou quase uma década para ser concluída.
A abóboda da capela maior é decorada por 57 afrescos, pintados por ClementeOrozco, representando a cultura espanhola e dos nativos mexicanos. As pinturas são consideradas obras-primas da arte no país e retratam a história doMéxico.
O lugar é um espaço dedicado às artes, aberto a exposições nacionais e internacionais, declarado como Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco por sua beleza arquitetônica e importância histórica e cultural.
Atualmente, ocupa área de 23.447m2, com 23 pátios, 106 quartos e duas capelas. É um dos imóveis mais representativos e valiosos do inventário arquitetônico de Jalisco.