• FaceBook
  •   
  • Twitter

Lançamento do livro "O Japão de Pierre Verger"

japao pierre verger capaA obra reúne fotos realizadas por Pìerre Verger em seu primeiro trabalho como fotógrafo profissional e comemora o centenário da imigração japonesa no Brasil.

A produção fotográfica-etnográfica de Pierre Verger dedicada às culturas africana e afro-brasileira é amplamente conhecida, Mas há, ainda, muito o que se conhecer, como, por exemplo, os seus trabalhos iniciais. Dentre estes, talvez o menos difundido até hoje, seja a obra fotográfica realizada por ele no Japão, em 1934, a serviço do jornal francês Paris Soir, seu primeiro trabalho como fotógrafo profissional.

Verger permaneceu no Japão por um mês, registrando instantâneos do cotidiano rural e urbano das regiões de Tóquio, Quioto, Nara, Oshima, em um país que se modernizava, contudo, mantendo a tradição. Nessas imagens, sobressaem as qualidades que fariam de Verger um fotógrafo mundialmente renomado: o olhar empático, que enxerga para além dos exotismos, a capacidade de captar momentos espontâneos dos  retratados, suas vivências e modos de ser, prenunciando o caráter de registro etnográfico que teria sua obra.

Tendo em vista a importância desse trabalho, a Companhia Editora Nacional e a Fundação Pierre Verger tomaram a iniciativa de publicar o livro, quando se comemora o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. O Japão de Pierre Verger constitui portanto um registro raro do período de formação de um dos mais notáveis fotógrafos do século XX. Destaca-se que parte dessas fotografias foram mostradas, neste ano, em exposições realizadas pela Fundação Pierre Verger na Caixa Cultural  da Sé, em São Paulo (atualmente, em Salvador e, em seguida, Brasilia ) e em versão menor e, ainda em cartaz, no Instituto Tomie Ohtake de São Paulo, onde o livro será lançado, em 30/07/2008 - 19hs .

A organização de O Japão de Pierre Verger é do museólogo e antropólogo Raul Lody, curador da Fundação Pierre Vergere autor do texto de introdução do livro. Complementam a parte textual da edição, uma apresentação de Gilberto Sá, presidente da Fundação Pierre Verger, e um texto de Madalena Hashimoto Cordaro, professora de literatura e arte japonesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), que traça um panorama da sociedade japonesa na década de 1930.

Com 134 fotografias, a edição é bilíngüe (português-japonês), com tradução de Wataru Kikuchi, professor de língua japonesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

*trechos baseados no release da Assessoria de Imprensa da Companhia Editora Nacional - Juliana Ligório Capelato

Serviço

Onde: Instituto Tomie Ohtake, São Paulo
Quando: 30 de julho 2008, 19h
Onde comprar
: Nesse site
Preço: R$ 58,00