• FaceBook
  •   
  • Twitter

Mães - No Imaginário da Arte

 Mãe Senhora no Museu Afro Brasil Emanoel Araújo

No dia 13 de maio, véspera do Dia das Mães, o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo inaugurou a exposição "Mães - No Imaginário da Arte". A mostra celebra a figura materna e inclui mais de cem obras de artistas de diferentes épocas e culturas. A exposição engloba a arte colonial, acadêmica, moderna e contemporânea e é a primeira série de exposições temporárias após o falecimento de Emanoel Araujo (1940-2022), em respeito ao fundador e diretor curador da instituição.

mae no imaginario convite
Pierre Fatumbi Verger participa da mostra com o icônico retrato de Maria Bibiana do Espírito Santo, Mãe Senhora, Ialorixá do Ilê Axé Opô Afonjá, durante o período de 1942 a 1967. Verger, inclusive, foi iniciado por Mãe Senhora, que o consagrou ao orixá Xangô, porque viu em seu destino o papel de mensageiro entre a Bahia e a África.
Claudinei Roberto da Silva, curador e idealizador da mostra, destaca a importância da figura materna ao longo da história, desde as primeiras representações da "Grande Mãe". Ele também ressalta o papel das mães afrodescendentes no Brasil e em outras partes da diáspora africana, incluindo as mães de santo, que são figuras importantes nas comunidades espirituais e sociais. "As ialorixás, matriarcas que lideram a vida de comunidades inteiras, resistem, acalentam e incentivam as relações que criam histórias e memórias", destaca.


O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo abre de terça a domingo, das 10h às 17h (com permanência até às 18h). O ingresso custa R$ 15,00 (inteira) ou R$ 7,50 (meia). A entrada é gratuita às quartas-feiras.