• FaceBook
  •   
  • Twitter

Lançamento do Livro "Alagoas"

alagoas de pierre fatumbi verger capaDuas breves passagens pelo Estado de Alagoas não impediram Verger de registar a cultura, a poesia de seu povo e o dinamismo industrial que iniciava naquela região. A primeira vez, em 1947, quando Pierre Verger, seguindo os conselhos de seu amigo, Roger Bastide, iniciava uma viagem para conhecer o Norte e Nordeste do Brasil e seus aspectos populares, culturais e religiosos.
A segunda passagem de Verger por Alagoas acontece em 1951. Ele tem como companheiros de viagem o pintor argentino Carybé e o escultor baiano Mário Cravo Neto dono do jipe que os levou à aventura. Neste retorno às terras alagoanas, os amigos chegam a Paulo Afonso, onde Verger registra em um dia, a construção da barragem da Hidrelétrica Paulo Afonso e a vida social dos operários.
Contudo, é na cidade de Penedo que a atenção de Verger é atraída e ele enfoca a cultura e a sociedade local com seus pescadores, canoeiros, tropeiros, lavadeiras, artesãs, vaqueiros e sertanejos. Também não ficaram de fora desses registros o rio e suas embarcações, a travessia das canoas ligando Alagoas e Sergipe. Enfim, cenas que ajudam a resgatar a história do lugar nos meados do século passado.
O livro foi organizado pela museóloga Cármen Lúcia Dantas e conta com textos da própria organizadora, de Alex Baradel, responsável pelo acervo fotográfico da Fundação Pierre Verger e do professor Douglas Apratto Tenório. O projeto gráfico ficou a cargo de Gisela Abad. A produção contou com apoio do Governo do Estado de Alagoas, através de sua Secretaria de Cultura e teve o patrocínio da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF).
A publicação será lançada em 02 de dezembro de 2010, em Maceió, no Museu do Palácio do Governo, com presença de autoridades do Estado de Alagoas, da CHESF, do presidente da Fundação Pierre Verger, Gilberto Sá e dos organizadores do livro.

Serviço

Local: Museu do Palácio do Governo – Maceió – Alagoas – 19h
Data: 02 de dezembro de 2010
Preço: 70,00 R$
Onde comprar: Site Fundação Pierre Verger