Vida e obra do fotógrafo francês Pierre Verger (1902-1996)

No dia 17 de setembro foi inaugurada a mostra Vida e obra do fotógrafo francês Pierre Verger (1902-1996). Pela primeira vez foi concebida uma mostra do fotógrafo exclusivamente a partir de ampliações originais, provenientes, nesse caso, do acervo da Fundação Pierre Verger (FPV) e da Galeria Marcelo Guarnieri. Esse evento, que integra as comemorações dos 30 anos da Fundação Pierre Verger, também oferece aos visitantes o acesso a documentos originais ligados às fotografias do acervo da FPV.

Em sua trajetória, Verger abriu janelas para muito do que estava escondido e transformou seu trabalho em um grande panorama de diversos países dos cinco continentes, incluindo o Brasil, onde realizou uma profunda pesquisa documental e etnográfica. Fotógrafo, etnólogo e antropólogo, Verger viveu parte da sua vida na cidade de Salvador, capital do estado da Bahia, realizando uma produção escrita significativa sobre esta cultura.

Com curadoria de Marcelo Guarnieri e Alex Baradel, a exposição conta com aproximadamente 150 imagens e está dividida por núcleos que compreendem distintos momentos do seu trabalho, onde o público pode perceber toda a extensão historiográfica e fotográfica da obra de Verger pelo mundo.

Cada um desses núcleos trazem vintages de naturezas diferentes concebidos em épocas diferentes. Por exemplo vintages retangualres em formato 24X30 cm utilizados pela agência Alliance Photo nos anos 1930, Vintages menores (18X24) utilizados direitamente por Verger nos anos 50 para presentar a cultura africana e afro-baiana de cada lado do oceano ou ampliações assinadas de maior formato (40×40) e de melhor qualidade realziadas nos anos 90 quando foram organizadas exposiçãoes retrospecticas da obra de Verger.

Visita virtual