Pierre Verger. Un viatge fotogràfic per l’Espanya republicana (1935)

O Museu Valencià de la Il·lustració i de la Modernitat (MuVIM) inaugurou no dia 11 de abril Pierre Verger. Un viatge fotogràfic per l’Espanya republicana (1935), uma exposição focada na excursão que o fotógrafo francês realizou em 1935, ao longo da costa do Mediterrâneo, de Portbou, na fronteira francesa, até Cádiz, no sul da Espanha.

A mostra apresenta fotografias produzidas em cidades como Barcelona, Villareal, Valência, Alicante, Elche, Lorca, Granada, Almería, Ubeda, Córdoba, Sevilha, Málaga, Arcos de la Frontera e Ronda. São cenas retratadas espontaneamente por Verger, que mostram pessoas na estrada, paisagens, as ruas das cidades e as atividades diárias de seus habitantes, entre outros registros relacionados às culturas e tradições desses lugares.

A exposição convida o público a passear imageticamente pelos anos 30 e reconhecer nas fotografias lugares como o Raval, a antiga igreja de San Pascual Villarreal, as cavernas de Paterna, o porto de Valência, a cidade de Alicante, Palm Grove de Elche, a igreja de San Juan de Lorca, a Alhambra de Granada, a Real Fábrica de Tabaco de Sevilha e a Gran Vía de Madrid.

Um fato interessante sobre as obras expostas é que elas foram produzidas no início da carreira de Verger como fotógrafo, e fazem parte de uma série de aproximadamente 700 fotografias realizadas por ele no período compreendido entre março e maio de 1935.

Com curadoria de Hasan G. López, a exposição temporária no MuVIM reúne fotografias de diversos acervos, de instituições como a Fundação Pierre Verger e o Musée du Quai Branly. Também foi lançado um catálogo durante a temporada.