O sagrado na Amazônia
No dia 15 de junho, foi inaugurada a exposição O Sagrado na Amazônia no Instituto Inclusartiz, no Rio de Janeiro. Com curadoria de Paulo Herkenhoff e Lucas Albuquerque, a mostra apresentou diferentes manifestações do divino na região amazônica, a partir das perspectivas de 30 artistas e coletivos. A mostra abordou manifestações de povos indígenas, influências afro-brasileiras e outras práticas sincréticas, também questões ambientais e sociais que afetam a floresta e seus habitantes.
As fotografias de Pierre Verger, registrando momentos de 1948, contribuíram com uma perspectiva histórica sobre essas manifestações, destacando a relação entre passado e presente. A exposição proporcionou um espaço para refletir sobre a Amazônia como um ponto de encontro cultural e espiritual.
A exposição fez parte do programa Amazônia, Agora, que buscou aproximar diferentes pontos de vista sobre a floresta e seus múltiplos agentes, destacando a necessidade de contemplação diante das questões mais urgentes. A mostra permaneceu em cartaz até o dia 6 de agosto de 2023.
