Lançamento do Livro “Alagoas”

Pierre Verger fez duas viagens a Alagoas, em 1947 e 1951, registrando a cultura, a poesia e o início da industrialização na região. Em sua segunda viagem, com Carybé e Mário Cravo Neto, Verger focou na construção da hidrelétrica de Paulo Afonso e na vida social dos operários. Em Penedo, ele retratou a cultura local, com seus pescadores, canoeiros, tropeiros, lavadeiras, artesãs, vaqueiros e sertanejos, além do rio e suas embarcações, resgatando a história do lugar em meados do século XX.

O livro foi organizado pela museóloga Cármen Lúcia Dantas e conta com textos da própria organizadora, de Alex Baradel, responsável pelo acervo fotográfico da Fundação Pierre Verger e do professor Douglas Apratto Tenório. O projeto gráfico ficou a cargo de Gisela Abad. A produção contou com apoio do Governo do Estado de Alagoas, através de sua Secretaria de Cultura e teve o patrocínio da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF).

A publicação foi lançada em 02 de dezembro de 2010, em Maceió, no Museu do Palácio do Governo, com presença de autoridades do Estado de Alagoas, da CHESF, do presidente da Fundação Pierre Verger, Gilberto Sá e dos organizadores do livro.