Oficinas em cartaz
Oficina de Capoeira
A oficina de Capoeira tem como princípio metodológico trabalhar de modo corporal e cognitivo o desenvolvimento das crianças e adolescentes a partir dos mecanismos da arte Educação, aproximando as crianças e jovens da história e cultura da capoeira dentro da sociedade brasileira. O grupo acolhe crianças e adolescentes de todos os perfis, independente de seus níveis de experiência, possíveis dificuldades ou limitações. Além de abordar diferentes formas de movimento corporal e perceptivo, a oficina de Capoeira conta com atividades educativas, nas quais também são levantados diversos temas importantes para o desenvolvimento socio cultural das crianças e jovens, tais como: diversidade, identidade, TDAH e autismo e discriminação étnico-racial. Tudo isso se correlacionando de modo criativo com o brincar com a capoeira, pois é brincando que a criança busca a informação desejada, estabelece coordenação motora, organização e expansão de sua compreensão.
Dias e Horários: Terça e Quinta, 17 – 18h (infantil) e 18 – 19h (juvenil)
Faixa etária: Infantil e Juvenil

Prof. Ricardo Santos - Mestre Carcaça
Natural da Vasco da Gama, conhecido no cenário cultural como Mestre Carcaça. É Produtor e Gestor Cultural, idealizador e fundador da Casa de Fundamento da Arte Capoeira (Cafua) e atua a mais de 30 anos na área de capoeira infantil, ganhou um prêmio em 2018 “Berimbau de Ouro”, foi reconhecido como Mestre de Capoeira em 2011, pelo Mestre Zé Dário.
Prof. Fábio Santana - Contramestre Pateta
Filho do Engenho Velho da Federação, iniciou na capoeira na década de 90 aos 14 anos no Colégio Henriqueta Katharino no grupo, “Raízes da Bahia”, onde recebeu o apelido de “Pateta” durante a sua primeira graduação na capoeira. No período de 2000 se graduou a professor (Corda Marrom), atuando como treinador do “Grupo Quilombo Capoeira” e aulas no Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães. Atualmente é Contramestre junto com Mestre Carcaça da oficina de capoeira do Espaço Cultural Pierre Verger.