Pierre Verger – 66 imagens, 20 anos depois
Foi inaugurada no dia 29 de março a exposição “Pierre Verger – 66 Imagens, 20 Anos Depois”, na Galeria Mario Cohen em São Paulo. A mostra apresentou fotos remanecentes da exposição feita na galeria em 2004, à época situada no Rio de Janeiro, intitulada “Pierre Verger – 66 imagens”. Foi a única vez que a Fundação Pierre Verger trabalhou com série limitadas. Na época foi realizado um catálogo com as imagens da exposição com fotografias do Brasil do período inicial da chegada de Pierre Verger à Bahia, na década de 1940, até o fim da década de 1950.
Esta mostra se debruçou sobre o encantamento do olhar, do homem que se descobriu fotógrafo e se lançou em direção ao desconhecido até encontrar seu lugar no Brasil. Retomando a ideia da primeira exposição que aconteceu há 20 anos na Galeria, é possível citar o texto de Hugo Sukman para aquela mostra:
“ ‘A alegria da ignorância que descobre’ é o verso de Oswald de Andrade que talvez melhor retrate esse momento, o do alumbramento de um artista. O momento em que ele descobre aquilo que às vezes nem mesmo sabia que procurava. O momento da iluminação, que define uma obra, uma vida. O alumbramento do fotógrafo e depois etnógrafo Pierre Verger se deu em 1946 quando, depois de ter viajado por todo o mundo, ele desembarcou em Salvador, Bahia.”
Algumas destas fotografias também fizeram parte da SP-Arte 2025, entre os dias 02 e 06 abril de abril em São Paulo.

Serviço: Exposição Pierre Verger – 66 Imagens, 20 Anos Depois
Abertura: Sábado, 29 de Março, das 11h às 17h
Período: 29 de Março a 30 de Maio de 2025
Local: Galeria Mario Cohen – Rua Capitão Francisco Padilha, 69, Jardim Europa, São Paulo
Funcionamento: terça a sexta, das 11h às 19h; aos sábados das 11h às 17h.
Entrada gratuita