Burkina 1936 – Le Regard de Pierre Verger, Photographe Voyageur

No dia 18 de setembro de 2020, o Institut Français de Ouagadougou inaugurou a exposição Burkina 1936, que apresentou cerca de trinta fotografias, na sua maioria inéditas, produzidas por Pierre Verger, na terra dos homens íntegros. A mostra foi uma parceria com a Société Generale Burkina Faso, a Embaixada do Brasil em Ouagadougou e a Fundação Pierre Verger. Na inauguração, além do diretor do Institut Français, estiveram presentes a embaixadora do Brasil, o embaixador da França e o o secretário de cultura do Burkina.

As fotografias selecionadas pela Embaixada do Brasil para esta exposição representam um verdadeiro patrimônio cultural para o Brasil e Burkina Faso, tornando-se uma obra com um grande valor histórico. O fotógrafo apresenta uma Burkina Faso que a maioria dos próprios burquinenses não conhecem.

A obra apresenta fotografias oficiais e documentais, mas, também outros tipos de imagens são apresentados e que gradualmente caracterizou a fotografia de Pierre Verger. Imagens mais pessoais, baseadas na relação com o outro e atestando mais o desejo de encontrar esse outro do que o desejo de documentar uma cultura. Imagens poéticas e atemporais que mostram uma rara posição de humildade em relação às pessoas fotografadas. Nesta viagem, não se trata de compreender, mas de vivenciar outra cultura e a fotografia existe como expressão desse encontro.

 

VIAGEM À ÁFRICA OCIDENTAL 1935-1936

Pierre Verger partiu em 1935 para atravessar a África Ocidental, de Argel a Lomé. Guiado por uma sede de descoberta, sua Viagem seguiu o itinerário: Argel, Adra des Iforas, Tamanraset, Gao, Ségou, Bamako, país Dogon, Ouagadougou, Sanga, Lomé, Cotonou, Parakou, Dosso, Niamey, Saara e Argel.

Esse foi seu primeiro encontro com o continente africano e Verger estava longe de suspeitar que voltaria várias vezes, a ponto de ser iniciado no culto a Ifá, em 1952, e renascer com o nome de Fatumbi. O trabalho fotográfico de Pierre Verger abre uma nova dimensão da fotografia: uma visão humana.