MAM Salvador

A mostar foi inaugurada no Museu de Arte Moderna da Bahia no 12 de março 2015.

Ainda com o objetivo de despertar o interesse das novas gerações, a mostra contou com uma série de oficinas na sua programação complementar. A ideia era levar para perto da exposição um pouco do trabalho desenvolvido pela Fundação Pierre Verger no Espaço Cultural.
As atividades iam de contação de histórias da cultura afro-brasileira, com Vovó Cici, para a criançada; narrativas de matriz cultural negra  para os grandinhos; oficinas de Pinhole; revelações Analógicas; Ateliê de Escrita Criativa; até iniciação à edição digital de imagens. Todas gratuitas e com inscrições no local. 

Durante os três de exposição a sala de preservaçaõ contou com a presência de Tom França, técnico que foi contratado pela Fundação para realizar o trabalho de preservação das ampliações originais de Verger, podendo assim interagir com os visitantes que o desejavam.

 

 

Mais de 30 mil pessoas estiveram no Museu de Arte Moderna de Salvador (MAM) nesse periodo. Além dos visitantes habituais, o museu recebeu grupos de 33 escolas do ensino médio e do ensino fundamental. Como um dos objetivos da exposição era despertar o interesse de crianças e jovens para a obra de Verger, a participação e o retorno dos alunos que estiveram lá foi fundamental para avaliar o sucesso da mostra.
“Eu achei tudo muito legal. Ele fez várias coisas e conheceu muitos lugares. O que eu mais gostei foi de ver a máquina diferente que ele carregava o tempo todo.” conta Julia, 5 anos, que esteve na exposição em uma visita guiada promoviada pela escola.