Arte do Barro & O Olhar da Arte – Vitalino e Verger

Em comemoração ao centenário de nascimento de Mestre Vitalino (10 de julho), foi realizada a exposição “Arte do Barro & O Olhar da Arte – Vitalino e Verger”. A mostra, idealizada pelo Instituto Cultural Banco Real em parceria com a Fundação Pierre Verger, reuniu obras de dois notáveis intérpretes da cultura pernambucana: Pierre Verger, através de sua coleção fotográfica de 1947, e Mestre Vitalino, com sua arte em barro.

Durante sua viagem a Pernambuco, Verger registrou diversos aspectos das tradições populares, com destaque para Mestre Vitalino e sua obra. As fotografias detalham o processo artístico do ceramista, desde a coleta do barro no Rio Ipojuca até a comercialização das peças na Feira de Caruaru, e retratam Vitalino em diferentes momentos de sua vida no Alto do Moura.

Para o curador Raul Lody, Verger e Vitalino são mestres que transmitem sentimentos de beleza e humanidade. As peças de barro e as fotografias se equivalem, buscando o melhor “objeto-fotografia” e fazendo a arte imitar a vida.

A exposição, com mais de uma centena de fotos, em sua maioria inéditas, foi exibida em Recife e, posteriormente, chegou ao Rio de Janeiro, com curadoria de Raul Lody e Angela Mascelani. A abertura no Rio de Janeiro contou com uma apresentação do músico Carlos Malta no jardim do Museu Casa do Pontal.

O catálogo

A publicação “Arte do barro e o olhar da arte: Vitalino e Verger” é uma homenagem a dois grandes artistas que, com seus trabalhos, contribuíram para a preservação e divulgação da cultura pernambucana. A obra é um convite para o público conhecer mais sobre a história e a arte de Mestre Vitalino e Pierre Verger, e se encantar com a riqueza da cultura popular de Pernambuco.