Compromissos

Pierre Fatumbi Verger criou a Fundação em 1988, com o intuito de preservar e divulgar sua obra, mas também com a intenção de manter os compromissos pessoais que guiaram sua vida, especialmente no que diz respeito à valorização e divulgação da cultura afro-brasileira.

“A criação da Fundação Pierre Verger foi a consequência de dois de meus amores: o que sinto pela Bahia e aquele que tenho pela região da África, situada no Golfo de Benin. Ela se propõe, através de seus objetivos e suas atividades, a realçar esta herança comum, oferecendo à Bahia o que ela conhece sobre o Benin e a Nigéria, e informar esses países sobre suas influências culturais na Bahia. (…) Como fundador, mantenedor e presidente, doei à Fundação todo o meu acervo pessoal, reunido em décadas de viagens e pesquisas. São dezenas de artigos, livros, 62 mil negativos fotográficos, gravações sonoras, filmes em película e vídeo, além de uma coleção preciosa de documentos, fichas, correspondências, manuscritos e objetos.”

— Pierre Fatumbi Verger

Principais compromissos da Fundação
  • Preservar, organizar, pesquisar e divulgar a obra do instituidor Pierre Verger;
  • Estabelecer e manter intercâmbios culturais, humanos e científicos entre o Brasil e a África e, principalmente, entre a Bahia e o Golfo do Benin;
  • Servir como centro de informações e pesquisas;
  • Cumprir uma função social, integrando a comunidade local e vizinhança, por meio de ações que incentivem o desenvolvimento social, cultural e educativo.
  • Divulgar a fotografia baiana.
Compromissos sociais

A Fundação Pierre Verger promove a cultura e a educação por meio de oficinas e atividades culturais, reconhecendo a educação como um direito humano fundamental para uma sociedade mais justa e com melhores perspectivas. Essas iniciativas envolvem a comunidade local e ajudam a reduzir as desigualdades no acesso à cultura e educação.

Há mais de 20 anos, o Espaço Cultural Pierre Verger oferece atividades gratuitas que proporcionam uma formação cidadã e humana abrangente, com foco na educação social, cultura afro-brasileira e valores como multiculturalismo, acolhimento, identidade, autoestima, protagonismo, cidadania e criatividade. O Espaço Cultural é acessível para pessoas com deficiência e busca criar um ambiente inclusivo e sem limitações, com o objetivo de democratizar ainda mais o espaço, esperando atingir maior diversidade de público.

A Fundação amplia sua atuação por meio de parcerias e convênios, especialmente na área da educação. Exemplos incluem projetos com a DKA Áustria e o SENAC, que permitem à Fundação ampliar seu alcance e impacto, contribuindo para a melhoria da educação.

Esses esforços abrangem diversas áreas do conhecimento, como música (violão, percussão, coral), movimento (expressão corporal, capoeira, esporte cidadão), artes manuais (artes plásticas, culinária, costura), tecnologia (informática, educação digital), oralidade (contação de histórias), escrita criativa (criação de livros com a participação de várias turmas), entre outras oficinas já realizadas.

O Espaço Cultural atende em sua grande maioria a crianças e adolescentes da Vila América/ Engenho Velho de Brotas e de comunidades vizinhas como Vasco da Gama, Federação, Engenho Velho da Federação, atraindo também pessoas de bairros mais distantes, procurando um maior envolvimento com expressões artísticas e com a trajetória de Verger, enquanto pesquisador e artista, nas mais diversas oficinas.

O acesso ao rico acervo documental da Fundação Pierre Verger permite incluir nas atividades didáticas um privilegiado material sobre personalidades e aspectos das culturas africanas e afro-brasileiras. Além desse material, são consideradas as personalidades do bairro através de seus exemplos de vida, conhecimentos e espiritualidade, bem como a história de vida de Pierre Verger. O Espaço Cultural Pierre Verger conta também com uma biblioteca comunitária, que possui um rico acervo para o público infanto-juvenil, voltada para o incentivo à leitura e à pesquisa.

Difusão da Fotografia Baiana

Desde a inauguração do Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana no Porto da Barra, em 2016, a Fundação Pierre Verger tem se empenhado cada vez mais em difundir o trabalho de fotógrafos baianos. Em 2022, lançou o projeto 16 Ensaios Baianos, por meio do qual começou a expor na sua galeria ensaios de fotógrafos locais, sempre acompanhados de catálogo.

Em 2025, a Fundação deu um passo importante ao lançar o portal fotografosbaianos.com, reunindo informações detalhadas sobre mais de 100 fotógrafos locais relevantes. No mesmo ano, convidou a responsável pelas coleções de fotografia contemporânea do Departamento de Fotografia da Biblioteca Nacional Francesa para visitar Salvador, com o intuito de realizar leituras de portfólio, uma vez que a Biblioteca Nacional Francesa possui uma política de aquisição de fotografias contemporâneas brasileiras.

O novo espaço expositivo do Espaço Cultural Pierre Verger é mais um local onde a Fundação poderá fortalecer seu compromisso de não apenas destacar a obra de Pierre Verger, mas também de promover o trabalho de outros fotógrafos baianos.

 

Estatuto da Fundação Pierre Verger

Acesse o link a seguir para visualizar o estatuto oficial da Fundação Pierre Verger: