Lançamento “Casa de Oxumarê”

Em 18 de agosto, foi lançado o livro “Casa de Oxumarê: os cânticos que encantaram Pierre Verger” no Espaço Cultural Barroquinha, em Salvador/BA. O evento contou com uma exposição de registros fotográficos de tambores nos continentes americanos e africano, além de palestras dos professores Jaime Sodré e Jorge Sacramento. Houve também apresentações artísticas do Coral do Espaço Cultural, sob regência de Ossimar Franco, e dos alabês e do coral da Casa de Oxumarê, acompanhados pelos dançarinos Tais Sacramento e Negrizu.

O livro é resultado de uma pesquisa iniciada nos anos 1950 por Pierre Verger, que gravou cânticos com membros da Casa Oxumarê em 1958. As gravações, agora públicas através de um CD que acompanha o livro, foram organizadas por Angela Lühning e Sivanilton Encarnação da Mata. A publicação incluiu entrevistas com participantes da gravação original e pesquisa em documentos da Fundação Pierre Verger, revelando os contatos de Verger com as pessoas e suas tradições religiosas.

Além dos cânticos, o livro conta a história da Casa Oxumarê, com pesquisa de seu atual pai-de-santo, Sivanilton Encarnação da Mata, e colaboradores. A trajetória da casa é documentada com fotos e testemunhos. A publicação também aborda o desenvolvimento urbano de Salvador na região da Vasco da Gama, onde se localizam a Casa de Oxumarê e a Fundação Pierre Verger.