Lançamento do livro “Pierre Fatumbi Verger y el Caribe”
Graças à Casa de Las Américas e ao seu departamento de publicação – o Fondo Editorial Casa de la Américas – a homenagem prestada a Verger também ficou registrada através do livro Pierre Fatumbi Verger y el Caribe.
Essa obra, que integra a coleção Nuestros Países, dessa editora, reúne grande parte dos textos que foram apresentados durante os três dias de seminários sobre assuntos tão diversos como fotografia, antropologia, botânica, além de testemunhos mais pessoais como os textos de Natalia Bolívar ou Rogelio Martínez Furé. Mesmo se, antes de tudo, é um livro de textos, essa edição também apresenta uma série de 50 fotografias escolhidas dentro das imagens apresentadas na exposição Pierre Verger: Conexiones Caribeñas.
O livro ainda traz trechos de documentos antigos pertencentes ao acervo da Fundação Pierre Verger e de outros acervos como de particulares e instituições cubanas. Por exemplo, as páginas da boneca realizadas por Verger e Lídia Cabrera, trechos de publicações dos anos 30 com fotos de Verger sobre as Antilhas, prancha contatos ou correspondências trocadas com Lídia Cabrera e Fernando Ortis. A edição também inclui mapas representando as cincos passagens de Verger nas Antilhas assim como biografia e bibliografia resumidas, com ênfase no trabalho realizado no Caribe.
Autores dos textos: Roberto Fernández Retamar, Gilberto Pedreira de Freitas Sá, Yolanda Wood Pujols, Ana Cairo, Haydée Arango, Natalia Bolivar, Eusebio Leal Spengler, Juan Mesa Diaz, Rodolfo Sarracino, David Redon, Dominique Taffin, Víctor Marín, Kirenia Rodríguez e Alex Baradel.
O livro foi oficialmente lançado na Sala Che Gevara de La Casa de las Américas, dia 17 de março, na ocasião do encerramento dos três dias de homenagens a Verger e contou com presença dos representantes da Casa de las Américas, da Fundação Pierre Verger e dos organizadores do livro.
