Pierre Verger – Um Olhar Sobre Buenos Aires
A Exposição Pierre Verger- Um Olhar Sobre Buenos Aires é resultado da parceria entre a Fundação Pierre Verger, Unicamp e Fundação Memorial da América Latina e fruto de anos de pesquisa do Professor Dr. Fernando de Tacca. A mostra foi apresentada na Galeria Marta Traba, do Memorial da América Latina, com 30 fotos de autoria de Verger e também, as reproduções das páginas originais das publicações argentinas. Elas mostram a sincronia e a potencialidade criativa e expressiva de Verger e sua fotografia.
Na abertura da exposição, houve um bate-papo com Fernando de Tacca e o lançamento da Revista Eletrônica Studium nº30.
Pierre Verger esteve na Argentina pela primeira vez em 1940 por pouco tempo, passando em seguida pelo Brasil, a caminho da África para servir ao exército francês durante a Segunda Guerra. Na volta, chega pelo Brasil e, sem conseguir se estabelecer profissionalmente por aqui, segue para Buenos Aires, cidade em que desembarca pela segunda vez no dia 20 de março de 1941 e da qual parte no dia 07 de junho de 1942.
Em Buenos Aires, Verger faz fotos para o Jornal Argentina Libre (com temáticas variadas do cotidiando do porto de Buenos Aires) e para a Revista Mundo Argentino (com fotos realizadas na África ou em outros páises). A grande dificuldade para identificar as fotos de Verger, segundo Tacca, foi que grande parte delas não foram creditadas nessas publicações. Após uma garimpagem nas edições do período e com as pesquisas de imagens junto a Fundação Pierre Verger, ele identificou cerca de 24 publicações com fotos de Pierre Verger.
(texto baseado nas matérias da Revista Studium, nº30).
