Festas de Largo – fotografias de Pierre Fatumbi Verger

Em 18 de dezembro de 2024, a Galeria da Fundação Pierre Verger, no Portal da Misericórdia, abriu a exposição Festa de Largo – Fotografias de Pierre Fatumbi Verger, que traz uma seleção de fotografias feitas por Verger nas décadas de 1940 e 1950. As imagens registram festas tradicionais de Salvador, como a de Conceição da Praia, Bom Jesus dos Navegantes, Lavagem do Bonfim, Ribeira e Iemanjá, mostrando cenas do cotidiano e da cultura popular nas ruas e praças da cidade. Verger capturou momentos de devoção, celebração e convivência nas festas, que se tornaram parte importante da identidade baiana.
A exposição também propõe uma reflexão sobre as mudanças e permanências nas festas de largo ao longo do tempo, partindo da ideia de que o tempo de festa é uma herança compartilhada entre gerações. Perguntas são levantadas sobre a religiosidade que ainda pulsa nessas celebrações: será que ela continua sendo o coração dessas festas ou o profano tomou mais espaço? A ocupação vibrante do espaço público, característica das festas de largo, continua a reunir as pessoas, mas até que ponto essas celebrações se moldam às transformações sociais e culturais do mundo ao redor? A crescente influência de grandes marcas no patrocínio desses eventos, bem como as mudanças nos cortejos, levantam questionamentos sobre os novos contornos e significados do tempo de festa, convidando o público a refletir sobre como o tradicional e o moderno se entrelaçam nas festas populares da Bahia.

 

Para aprofundar essa reflexão, a Fundação Pierre Verger tem compartilhado depoimentos de pessoas de diferentes gerações, que viveram essas festas em diferentes épocas. Esses relatos serão postados nas redes sociais da Fundação ao longo dos quatro meses de exposição, criando uma conexão entre o passado e o presente das festas populares.

Período: 18 de dezembro a 28 de abril de 2025

Local: Fundação Pierre Verger Galeria – Portal da Misericórdia, nº 9

Visitação: Segunda a sábado – 09h às 19h.

 

Visita virtual