Lançamento “Carybé, Verger & Caymmi: Mar da Bahia”

O primeiro livro da trilogia Entre Amigos, Carybé & Verger – Gente da Bahia foi lançado em maio de 2008, no Forte Santo Antônio, em Salvador, celebrando os 20 anos da Fundação Pierre Verger. Dando continuidade à série, em 2 de dezembro foi lançado o segundo volume, Carybé, Verger & Caymmi: Mar da Bahia. Este livro homenageia a amizade e a colaboração entre três grandes figuras do século XX – o fotógrafo Pierre Verger, o pintor Carybé e o músico Dorival Caymmi – cujas obras foram profundamente inspiradas pela Bahia e pelo mar, que se tornou uma fonte de encantamento para esses artistas de origens diversas, mas com olhares convergentes sobre a cultura baiana.

O mar da Bahia foi o grande inspirador, quiçá uma fonte de encantamento determinante para as artes, odes de amor à terra e ao povo baiano dessas três personalidades de origens distintas, mas com olhares e percepções convergentes: o fotógrafo e pesquisador francês Pierre Verger; o argentino-baiano pintor de múltiplos fazeres Carybé e o músico baiano, também pintor nas horas vagas, Dorival Caymmi. “É um orgulho e uma honra apresentar esse trabalho sobre os ‘três baianos fundamentais’ que desenharam, fotografaram e cantaram a Bahia de uma forma indelével”, afirma Gilberto Sá, presidente da Fundação Pierre Verger.

Carybé conheceu Caymmi no final dos anos de 1930, no Rio. Verger conheceu Carybé em 1946, também no Rio. O interesse comum pelas coisas da Bahia e o amor ao belo os uniram. Em Salvador, no final de 1946, o fotógrafo Verger e o músico Caymmi se encontraram diante da luz e do intenso azul do mar. Os três, amigos, irmãos baianos confirmados no Ilê Axé Opô Afonjá, o terreiro keto-nagô de São Gonçalo do Retiro, reino de Xangô, acolhidos por Mãe Senhora, e depois por Mãe Stella de Oxóssi.

O livro é um projeto editorial da Solisluna Design Editora e Fundação Pierre Verger e contou com o apoio da PricewaterhouseCoopers (PwC). A concepção, edição e design ficaram a cargo de Enéas Guerra e Valéria Pergentino. A redação do texto é de José de Jesus Barreto.

O lançamento do livro contou com uma série de eventos, incluindo uma cerimônia no Palacete das Artes, Museu Rodin, em Salvador, que teve a presença de familiares e amigos dos artistas, como Danilo Caymmi, filho de Dorival Caymmi, e a esposa de Carybé, Nancy Bernabó. Além disso, o evento contou com uma apresentação musical de Marilda Santana, Neto Costa e Simone Motta, interpretando canções de Caymmi. O livro, que celebra a influência de Verger, Carybé e Caymmi na representação da Bahia, foi lançado com preço promocional no dia do evento e esteve disponível para venda em livrarias de todo o Brasil.