Apoios Financeiros
A Fundação Pierre Verger é uma instituição civil sem fins lucrativos que, embora se mantenha com recursos próprios, depende de apoio financeiro público e privado para viabilizar seus compromissos sociais e culturais. Desde 2002, recebe recursos por meio de mecanismos fiscais de incentivo à cultura, especialmente pela Lei Rouanet, para a realização de exposições e publicações de livros e, desde 2006, conta com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia. A partir de 2025, com a inauguração do seu novo espaço cultural e a implementação de um plano plurianual, a Fundação passou a contar com apoio financeiro privado contínuo, também via Lei Rouanet, com destaque para a parceria com o Grupo GPS.
Fundo de Cultura do Estado da Bahia
Desde 2006, a Fundação Pierre Verger conta com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio do Programa de Apoio às Ações Continuadas de Instituições Culturais, gerido pelo Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Esse programa tem como objetivo fomentar a realização de atividades regularmente desenvolvidas por organizações culturais privadas sem fins lucrativos na Bahia.
O Programa de Apoio às Ações Continuadas de Instituições Culturais contempla centros culturais, arquivos, museus e teatros, com recursos destinados ao custeio de despesas com a remuneração de profissionais, prestação de serviços e/ou aquisição e/ou manutenção de equipamentos de palco, expositivos, de guarda de acervo e arquivo e de segurança patrimonial; custos administrativos; e aportes em fundo fiduciário institucional. Com o apoio do Governo do Estado, as entidades beneficiadas podem investir em equipamentos, realizar reformas, fomentar ações de empreendedorismo e sustentabilidade, diversificar suas atividades e ampliar seu público.
O último projeto aprovado no edital “O PATRIMÔNIO DE PIERRE VERGER EM DIÁLOGO: DA FOTOGRAFIA À ARTE-EDUCAÇÃO”, contempla o período de novembro de 2017 a outubro de 2021, garantindo à Fundação a continuidade de suas atividades durante esse período.
Termos de Fomento
Com o objetivo de atender à Lei 13019/2014, apresentamos a relação de Termo de Fomento da Fundação Pierre Verger. Baixar planilha
A Fundação Pierre Verger é mantida com apoio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia.
Plano Plurianual
Em 2024, o Ministério da Cultura brasileiro aprovou um plano de atividades plurianual apresentado pela Fundação Pierre Verger. Por meio desse projeto, a instituição definiu as ações culturais que realizará em seus espaços entre 2025 e 2027, bem como os recursos necessários para sua execução. Beneficiando-se da Lei Rouanet, a Fundação busca parceiros tributários interessados em apoiar suas atividades, oferecendo em contrapartida uma dedução fiscal praticamente equivalente.
Os patrocinadores podem apoiar anualmente a Fundação por meio de parcerias nos níveis Prata, Ouro ou Diamante, ou optar por um apoio pontual em uma das nossas atividades.
Apoio Grupo GPS
O Grupo GPS apoia a Fundação Pierre Verger desde 2022. O Grupo GPS é um conglomerado de empresas que atua em diversos setores, incluindo Facilities, Segurança, Logística, Engenharia de Utilidades, Serviços Industriais, Alimentação, Recursos Humanos, Trade Marketing e Serviços de Infraestrutura. Com seu compromisso com a promoção da cultura e da educação, o Grupo GPS tem sido uma parceira fundamental na realização de projetos culturais e educacionais, fortalecendo a preservação do legado de Pierre Verger e contribuindo com o desenvolvimento social e cultural da Bahia.
Histórico de instituições parceiras
Desde 2002, a Fundação contou com o apoio de diversas instituições e empresas, podendo ser destacadas as seguintes:
– Odebrecht
– Petrobrás
– Pricewaterhouse&Coopers
– Dannemann
– DKA
– Banco BBM
– GPS
– Embaixada da França no Brasil (Consulado Geral em Recife)
– Embaixada da Alemanha no Brasil (Consulado Geral em Recife)
