Casa de Pierre Verger

A Casa de Pierre Verger está localizada no bairro popular do Engenho Velho de Brotas, em Salvador, e foi a sua residência desde os anos 1960 até sua morte, em 1996. Desde 1988, a casa abriga a Fundação Pierre Verger, funcionando como um espaço de visitação, acervo/pesquisa e trabalho.

A residência reflete o espírito e a filosofia de vida de Pierre Verger, cuja trajetória é marcada pela simplicidade e por um genuíno desapego aos bens materiais. Ao visitar a casa, o público pode compreender melhor a personalidade e o modo de vida do fotógrafo, imortalizado por suas obras e sua conexão com pessoas de diferentes culturas.

Um breve histórico

Verger comprou o terreno e a pequena casa que existia nele no início dos anos 1960 num lugar então chamado de Alto da Corrupio. O bairro nessa época era muito menos populoso com pouca infraestrutura. Verger viveu nos dois quartos que então existiam durante quase 30 anos, até iniciar nos anos 1980 a construção do pavimento onde fica o quarto dele até hoje.

Com a criação da Fundação houve no início dos anos 1990 a construção de novas  salas na lateral da casa para incluir a biblioteca, a parte administrativa e uma sala para acervo fotográfico. Em 2005 esse espaço foi aumentado para permitir a conservação do acervo em melhores condições. Em 2014 houve uma reforma da casa azul, onde morava Seu Antônio quando Verger era vivo, e a construção de um espaço de recepção/passarela conectando as duas casas, deixando assim a Fundação com o visual que ela tem hoje.

Espaço de visitação

A casa oferece quatro salas de visitação, onde é possível encontrar objetos pessoais, fotografias e documentos que ilustram a vida de Pierre Verger. Sua trajetória é retratada através de 16 fotografias distribuídas em três salas temáticas: Viagens, Cultos Afro e Pessoal, que apresentam diferentes aspectos de sua vida e obra. Além disso, são expostos objetos do cotidiano de Verger, como sua máquina de escrever (com pontuações em iorubá), itens de culturas africanas e afro-brasileiras coletados durante suas viagens, sua última Rolleiflex, passaportes, reproduções de cadernos, bonecas de livros, caixas com negativos, entre outros. O destaque é o quarto onde Verger passou seus últimos anos, preservado como ele o deixou, refletindo sua simplicidade de vida.

A Casa de Pierre Verger pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00. A entrada é gratuita e há uma visita guiada em português. Além disso, um aplicativo gratuito oferece a visita em inglês, francês, espanhol e alemão.

 

Espaço de acervo/ pesquisa

A casa foi ampliada no final da vida de Pierre Verger e passou por novos ajustes para organizar melhor seu vasto acervo. O acervo da Fundação Pierre Verger inclui mais de 62.000 negativos fotográficos, 10.000 ampliações, uma extensa biblioteca e o seu acervo de documentos pessoais e diversas anotações de pesquisa. Esses materiais estão disponíveis para consulta sob condições específicas. Para saber mais sobre como acessar o acervo, clique aqui.

 

Espaço de trabalho

Além de ser um local de visitação e pesquisa, a Casa de Pierre Verger também abriga a parte administrativa da Fundação, onde trabalham os colaboradores da instituição. O espaço administrativo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00.

 

Clicar no botão botao tela cheia para passar em modo “tela inteira” (FULL SCREEN)

Clicar nas setas branca para mudar de sala.