Conferência Héloïse Conésa

A convite da Fundação Pierre Verger, Héloïse Conésa, chefe do departamento de fotografia e curadora-chefe de patrimônio da Bibliothèque nationale de France (BnF), apresentou conferência no dia 26 de maio, às 17h, no Auditório Mastaba, da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA), como parte das atividades do pré-colóquio que integrou a programação do 4º Colóquio de Fotografia da Bahia – Olhares & Territórios.

Com doutorado em História da Arte, Conésa foi curadora principal ou associada de diversas exposições na BnF e teve papel fundamental na coordenação da grande comissão fotográfica confiada à instituição pelo Ministério da Cultura da França: Radioscopie de la France des années 2020 (Radioscopia da França nos anos 2020). Além disso, foi curadora da exposição que originou o projeto: La France sous leurs yeux (BnF, 2024).

A conferência de Héloïse Conésa em Salvador, intitulada “Quais áreas geográficas devem ser colecionadas por uma instituição pública nacional? O exemplo das coleções de fotografia contemporânea da Bibliothèque Nationale de France: um olhar sobre a América Latina e o Brasil”, possibilitou reflexões sobre o papel das instituições culturais na preservação e difusão da fotografia contemporânea, com um olhar especial sobre o Brasil. A conferência contou com tradução simultânea, graças ao apoio da Aliança Francesa Salvador.

A Fundação Pierre Verger convidou Héloïse a visitar Salvador, com o objetivo de conhecer instituições relacionadas à fotografia e fotógrafos baianos. A viagem contou com o apoio financeiro dos serviços culturais da Embaixada da França no Brasil.