• FaceBook
  •   
  • Twitter

Janela Pro Mundo: A mídia e Verger nos anos 30

janela para mundo convite

Exposição Janela pro Mundo

A Fundação Pierre Verger Galeria apresenta a exposição Janela Pro Mundo: A mídia e Verger nos anos 30 que revela fotografias do artista publicadas nas maiores mídias impressas europeias da época.

Com curadoria de Alex Baradel, a exposição traz 25 vintages e ampliações recentes – que foram publicadas nos anos 1930/1940, antes da chegada de Verger à Bahia – acompanhadas das publicações originais, que permitirão ao visitante a descoberta da imagem “bruta”, sem recorte, mas também a imagem da maneira que ficou conhecida pelos leitores nos anos 30.

Baradel explica que as fotografias do artista tomaram esse cunho editorial diante da parceria firmada com uma agência de fotografia. "Embora Verger tenha sido muito publicado na época, acreditamos que ele não acompanhava pessoalmente a publicação das suas fotografias". 

"Verger não trabalhava para um jornal e, com isso, não tinha um direcionamento específico do trabalho a ser realizado. Sua parceria com a agência de fotografia Alliance Photo lhe permitiu uma liberdade total para fazer as viagens que desejava, e a agência era livre, por seu lado, para publicar as imagens produzidas como desejasse”.

janela pro mundo foto

A exposição será precedida de uma roda de conversa com os fotógrafos Milton Guran (pesquisador da UFF e coordenador geral do FotoRio), João Farkas e Rachel Miranda (Instituto Moreira Salles). Na ocasião, os debatedores apresentarão seus trabalhos fotográficos, traçando uma conexão com a obra de Verger ou com as atividades da Fundação.

 

ExposiçãoJanela Pro Mundo: A mídia e Verger nos anos 30
Local: Fundação Pierre Verger Galeria – Portal da Misericórdia, 09, loja 1, Pelourinho – Salvador/BA.
Inauguração: 9 de agosto 2018, às 19h.
Visitação: 23 de novembro de 2018.