Cheguei na Bahia
Exposição Cheguei na Bahia
Foi através das suas pisadas pelo chão baiano que Pierre Verger registrou diferentes olhares sobre o Estado. A exposição “Cheguei na Bahia”, que esta em pauta desde de agosto ate novembro de 2018 na Galeria da Fundação Pierre Verger, propõe uma imersão para quem deseja conhecer a riqueza local através do recorte feito ao longo dos quatro primeiros anos da presença do fotógrafo por aqui.
Com curadoria de Alex Baradel, a mostra é composta por 31 fotografias analógicas cuja localização temporal foi possível graças à um recente trabalho de digitalização dos negativos do fotógrafo que permitiu ordenar cronologicamente as mais de 7000 fotos realizadas na Bahia durante 3 décadas.
Se pensarmos nos becos e vielas baianos nos dias de hoje, tomaremos um susto em relação ao que é mostrado na exposição. Na época, a cidade era menor, ainda esperando a industrialização, e os bairros periféricos não existiam. Os capoeiristas ainda eram estivadores e de terno branco os homens se vestiam nas ruas. Na Liberdade, mulheres lavavam suas roupas em água natural. As imagens revelam o cotidiano baiano de outro período, que nos fazem pensar as transformações sócio-históricas pelas quais passamos pelos anos. Em meio a essa riqueza cultural, Pierre Verger se encantou pela vida baiana, entoada pelas canções de Caymmi, e contornada por lindas praias, dominadas por pescadores em vez de banhistas.
Exposição Cheguei na Bahia
Local:Fundação Pierre Verger Galeria - Portal da misericordia, nº 9, Loja 1 - Salvador/BA
Inauguração: 9 de agosto 2018, às 19h
Visitação: 10 de agosto - novembro 2019.