Verger e Carybé: Entre as duas margens do Atlântico
Exposição Verger e Carybé: Entre as duas margens do Atlântico é inaugurada no SESI São José do Rio Preto (SP)
O SESI São José do Rio Preto (SP) inaugurou no dia 22 de março a exposição Verger e Carybé: Entre as duas margens do Atlântico, que apresenta 64 obras dos artistas radicados na Bahia.
Com curadoria de Luiz Gustavo Carvalho, a mostra convida o público a descobrir, por meio das fotografias de Verger e dos desenhos e aquarelas de Carybé, cenas semelhantes retratadas por ambos no Benim, na Nigéria e na Bahia. São trabalhos que mostram a admiração que os amigos tinham pela África, pela Bahia e pelas religiões afro-brasileiras.
A exposição retraça, ainda, a rota do tráfico negreiro que ligava o Benim à Bahia, abordando, a partir da arte, um tema de extrema importância neste triste capítulo da história do Brasil e de grande importância na formação do povo brasileiro: o legado cultural trazido pelo povo iorubá.
Verger e Carybé: entre as duas margens do Atlântico fica em cartaz no SESI São José do Rio Preto até 18 de maio de 2019, quando segue para outras cidades.
SOBRE O PROJETO ESPAÇO GALERIA SESI-SP
A mostra Verger e Carybé: Entre as duas margens do Atlântico faz parte do projeto Espaço Galeria SESI-SP, no qual o foyer do teatro se transforma em plataforma expositiva, recebendo exposições de diferentes técnicas e formatos. A programação de 2019 será inaugurada em São José do Rio Preto, com esta exposição. A mostra é itinerante e passará por Itapetininga, Campinas, encerrando na cidade de São José dos Campos, em dezembro de 2019.