• FaceBook
  •   
  • Twitter

Sobre o Relançamento (2)

lendas capa páginasA Fundação Pierre Verger lançou a nova edição de um grande clássico da mitologia dos orixás. Lendas Africanas dos Orixás, assinado por Pierre Fatumbi Verger e Carybé, retorna às prateleiras das livrarias após três anos de grande procura dos leitores e foi apresentado durante a Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ, no Centro Histórico de Salvador.

O evento de lançamento aconteceu no dia 8 de agosto, às 18 horas, no Solar Ferrão, durante a exposição que apresentou os desenhos originais de Carybé que foram produzidos a pedido de Verger para ilustrar o livro. As obras expostas são da coleção de Gilberto Sá, Presidente da Fundação Pierre Verger e amigo dos artistas.

A noite festiva reservou, ainda, alguns atrativos extras para o público que compareceu. Um deles foi a realização de uma roda de conversa na qual Gilberto Sá, Enéas Guerra (Designer Gráfico do livro) e Solange Bernabó (filha de Carybé) discorreram sobre o livro, Verger, Carybé e a amizade dos dois artistas que fizeram da Bahia as suas moradas. Outro bônus da noite foi o valor promocional do livro que, custou R$ 48,00 (quarenta e oito reais).

Junto ao livro, a Fundação lançou um aplicativo para celulares que permite às pessoas ouvirem todas as lendas do livro, narradas pela Ebome do Ilê Axé Opô Aganju e contadora de histórias da Fundação Pierre Verger, Nancy de Souza, carinhosamente chamada de Vovó Cici. carybe verger

A programação seguiu no dia 10, quando aconteceeu, a partir das 10 horas, uma atividade com Vovó Cici, na qual a griô narrou textos do livro entre outras lendas da inesgotável cultura dos cultos aos orixás africanos.

***

FLIPELÔ – Realizada pela Fundação Casa de Jorge Amado, a Festa Literária Internacional do Pelourinho – FLIPELÔ acontece todos os anos no coração do Centro Histórico de Salvador, fortalecendo o lugar da literatura enquanto linguagem artística. Em 2019, a 3ª edição da FLIPELÔ, reafirmou Salvador no cenário nacional de eventos literários. De 7 a 11 de agosto, diversos espaços do Centro Histórico foram ocupados com uma programação cheia de literatura para todos os gostos e idades, além de apresentações teatrais, musicais, exposições e uma rota gastronômica.

Realização da Fundação Casa de Jorge Amado e do Sesc, a 3ª edição da FLIPELÔ homenageou o poeta Castro Alves. As atividades foram realizadas de forma gratuita.

***

Após o lançamento em Salvador, Lendas Africanas dos Orixás será apresentado ao público em São Paulo, no dia 12 de setembro, na Galeria Marcelo Guarnieri e no Rio de Janeiro, 14 de setembro, na Livraria Travessa.